segunda-feira, 13 de Abril de 2009

Localizacao geografica de Mocambique







Localização Geográfica
Moçambique está situado na costa
sudoeste de África, numa posição estratégica dado que funciona como uma porta de entrada para seis países, protegendo os flancos da África do Sul e do Zimbabwe. Possui fronteiras a norte com a Tanzânia, Malawi e Zambia, a oeste com o Zimbabué e a África do Sul e a sul também com este país. .
Costas
As costas de Moçambique são geralmente baixas, com poucos recortes, arenosas e por vezes rochosas e coralíferas, em especial na zona sul. Destacam-se alguns incidentes e ilhas, desde a foz do Rovuma até ponta de Ouro: Cabo Delgado, baías de Pemba e Fernão Veloso, ilhas de Ibo, Moçambique, Angoche e Bazaruto, cabos de S. Sebastião, das Correntes e de Santa Maria, baia de Maputo e ilha de Inhaca.

Solos
A constituição do solo de Moçambique é variável.
Na parte meridional é arenoso, avermelhado ou branco, excepto nos vales dos rios, onde se encontram terras de aluvião.
Na zona central a terra é escura e argilosa, por vezes pantanosa.A região de Tete, interior e bastante quente, tem bom solo e é também rica sob o ponto de vista mineral, já que nela se encontram minas de carvão.
Na região de Nampula, o solo, nos intervalos das formações montanhosas, é leve e escuro, bastante fértil.
Na região mais a Norte e até à fronteira da Tanzânia, aparecem de novo as areias coradas de vermelho pelo óxido de ferro que contém.

Relevo
O relevo de Moçambique, pode ser dividido em quatro regiões principais, conforme as médias de altitude que se apresentam.
A Zona litoral (até 200 m) abrange quase toda a metade da área do país.
A zona montanhosa (1000 a 2500 m) ocupa uns 10%.
As duas restantes zonas correspondem aos planaltos médios (200 a 600 m) e dos altiplanaltos (600 a 1000 m).
As principais cadeias orográficas são: a cadeia dos Libombos, a escarpa de Manica e Sofala, os altiplanos de Marávia-Angonia, a cadeia Chire-Namúli e a cadeia Maniamba-Amaramba. O monte Binga, em Manica e Sofala, tem 2453m de altitude.
De um modo geral, o território Moçambicano dispõe-se em anfiteatro sobre o indíco. As formações montanhosas perdem a sua altitude à medida que se aproximam da costa.

Bacias hidrográficas
A disposição do relevo determina o escoamento das águas. Os cursos de água escasseiam no sul e abundam no norte.
As principais bacias hidrográficas são de norte para sul, as do Rio Rovuma, Lúrio, Ligonha, Zambeze, Púnguè, Save, Limpopo e Incomati.


Sem comentários:

Enviar um comentário