terça-feira, 21 de abril de 2009

As religioes em Mocambique


Introdução

A população moçambicana estima-se em cerca de 20.5 milhões de habitantes, sendo 9.8 milhões do sexo masculino e 10,7 milhões do feminino. Como se pode notar, há uma ligeira diferença entre os efectivos dos dois sexos, com uma vantagem para a população feminina.
Desta população a maior parte reside nas províncias de Zambezia onde se estima possuir cerca de 19.3% e Nampula com cerca de 19.1%.
A religião em Moçambique se distribui na base da própria Historia desde os séculos XII a XV.
Visto que os Árabes foram primeiros a entrarem em Moçambique estabeleceram a sua religião no norte de Moçambique muito em particular em Nampula concretamente na Ilha de Moçambique onde embarcaram os primeiros árabes.
Enquanto que cristianismo entra em Moçambique no seclo XV a partir dos portugueses os quais embarcaram na província de inhambane.


Muçulmanismo

A religião muçulmana entra em Moçambique a partir do litoral da província de Cabo-delgado e Nampula nos seclos XII e foi descendo para o sul de Moçambique através da costa, as religiões eram expandidas as zonas comerciais onde a população se aglomerava a fim de proceder as suas actividades comercias. Nessa altura o povo moçambicano não professava nenhuma religião se não os mitos.

Cristianismo

A religião crista entra em Moçambique através a partir da costa moçambicana concretamente na província de Inhambane no séclo XV, mas faz-se sentir no período colonial. Na altura a religião Católica foi usa como meio de básico de obcecarem o povo moçambicano assim com nas outras colônias.
Os colonialistas portugueses usavam a religião para melhor controlo do povo indígena nas suas áreas de ocupação; no entanto o catolicismo atingiu a fase de ser de caractere obrigatório a sua professa ate que era lecionado nas escolas, visto que todas as escolas eram propriedades da igreja católica.
Depois da queda do império Romano assim como o regime salazarista surgiu a separação das igrejas de católica para Protestantes.
De acordo com os teólogos é protestada a as atitudes e a conduta da igreja católica romana e funda-se a protestante e evangélica das quais por sua vez possuem muitas denominações, pela sua constante separação.

Estatística da religião em Moçambique


A distribuição percentual da população de 5 anos e mais segundo a religião ou crença professada. A religião católica é a que mais crentes tem (23.8%). A igrja Evangelica/Protestante possui cerca de 16.2% enquanto que as pessoas sem religião estão quase compartilhando o primeiro lugar com 23.1%. É possível que uma parte destas pessoas pratique, de facto, alguma religião não organizada como, por exemplo, crenças animistas. Em terceiro lugar estão os muçulmanos (17.8%) e, quase ao mesmo nível, os que practicam a religião sião/zione (17.5%). A religião católica tem maior expressão tanto nas áreas urbanas como nas rurais. Entretanto, 25.4% das pessoas da área rural declararam-se sem religião o que constitui o maior grupo apresentado, Por fim, a religião sião/zione tem maior representação na área urbana enquanto a percentagem de muçulmanos é similar em ambas áreas.



13 comentários:

  1. Oi... Kual a fonte desta exposição, de onde vierm estes dados percentuais...?

    ResponderEliminar
  2. peço as referencias bilbliograficas acerca desta pesquisa para eu poder aprofundar o meu estudo

    ResponderEliminar
  3. Vice referências de um artigo de 2009? ssrsrsrs

    ResponderEliminar
  4. Vice referências de um artigo de 2009? ssrsrsrs

    ResponderEliminar
  5. É muito bom haver artigos publicados na internet, que sabemos ser hoje um meio de consulta bibliográfica generalizado. No entanto tal exige alguns requisitos como sejam as já mencionadas referências bibliográficas, fundamentais em qualquer artigo científico para garantir a sua qualidade científica, assim como a qualidade da expressão escrita para que a linguagem se torne clara, directa e não deixe dúvidas sobre a mensagem a transmitir. Nem sempre nós dominamos a língua em que escrevemos e por isso é sempre bom recorrermos a alguém que possa fazer a revisão do texto (aliás isto verifica-se em qualquer obra publicada, qualquer que seja a natureza do texto).

    ResponderEliminar
  6. De acordo com novo senso naciomal andamos cerca de 28.800 milhoes de habitantes em Moz! Dai que estes dados devem sofrerem ligeiras alteracoes.por experimcias reais vai ser deficil ter se consenso sobre matrria porque cada religiao segursmete vai puchar sarfinha para seu prato.

    ResponderEliminar
  7. É o islã que mata milhões de pessoas, os muçulmanos que matam pessoas vivas na África toda, e também em Moçambique

    ResponderEliminar
  8. Assista urgente
    .
    https://m.youtube.com/watch?v=7HTEHb36unA&feature=youtu.be

    ResponderEliminar